Cart

A Incubadora de Artes de Carnide é fruto de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo de Lisboa 2015/2016: “Carnide, somos nós!”.

A Incubadora de Artes, situada na freguesia de Carnide, é um cluster de novos negócios ligados às artes e ofícios e ao design de produto, ou de incentivo a negócios já existentes, compatibilizando valências de formação e de produção artística com uma visão assente numa economia competitiva e diversificada.

Pretende unir os sectores tradicionais de atividade com novas áreas baseadas no conhecimento, na inovação, na tecnologia e na criatividade. Recriar as histórias da Cidade, um ambiente urbano cada vez mais atrativo, com serviços públicos eficientes com um movimento associativo atuante.

É um espaço de temperamento criativo vocacionado para as atividades que têm como matéria-prima a imaginação e a criatividade individual, associadas à habilidade e talento, e que produzem riqueza e postos de trabalho através da produção de novos conteúdos nos domínios do artesanato, joalharia, antiguidades, design, design de moda, TIC, artes performativas e artes visuais.

Promover a cultura e a criatividade, explorar o potencial criativo dos cidadãos/ãs e estimular o surgimento de negócios criativos são as premissas deste projeto.

Os projetos a instalar na incubadora são de base criativa e cultural e devem assumir-se como atividades complementares para que assim se gerem as necessárias sinergias e economias de escala, fundamentais para que o pólo se constitua como um verdadeiro impulsionador de indústrias criativas.

Pretende-se que seja uma Unidade Produtiva Artesanal, um programa integrado de apoio à capacitação de pessoas que trabalham ou venham a trabalhar neste sector, estimulando o empreendedorismo e estando atento à promoção e comercialização de produtos artesanais.

Este projeto é desenvolvido em estreita ligação entre a Câmara Municipal de Lisboa, através da Direção Municipal de Cultura e a Boutique da Cultura, numa parceria estratégica.

A Incubadora de Artes de Carnide está situada na Av. do Colégio Militar, na Quinta da Luz e está aberta ao público, de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 19h00.

%d bloggers like this: